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Livro - Psicodinâmica das cores em comunicação


Chegando ao 3º livro lido, temos:

PSICODINÂMICA DAS CORES EM COMUNICAÇÃO
Modesto Farina Clotilde Perez Dorinho Bastos


O primeiro capítulo relaciona a natureza, o homem e a cor, observando que desde os tempos mais remotos, o homem aplicou as cores às coisas que ele criava reproduzindo o colorido da natureza. A cor é uma linguagem individual e cada um reage a ela de diferentes formas sob suas condições físicas e influências culturais. A cor exerce a ação de impressionar, expresar e a de construir. Ela impressiona a retina, provoca uma emoção e constrói uma linguagem própria que comunique a idéia.
O segundo capítulo fala da importância da luz sendo intermediária entre a natureza e o homem, apresentando todos os detalhes e percepção do ser humano numa multivariada gama de sensações visuais coloridas ou não, através dos olhos que ao receber os raios luminosos passa por um processo resultando na imagem da forma.
O terceiro capítulo explica a origem do fenômeno do cromatismo que é a dispersão da luz. A cor depende da luz que as ilumina e existe quando produzida por estímulos luminosos na retina. Todos as cores que não percebemos estão presentes na luz branca que é portante acromática. O preto representa a absorção total de todas as cores, ou seja, a negaçãode todas elas.
O Quarto capítulo explica o significado cultural e psicológico das cores que varia para cada indivíduo, situação ou lugar, baseando-se em estímulos, experiências, associações e preferências fazendo parte de toda a vida do homem. Por exemplo, o branco é a cor do vazio interior, da carência afetiva e da solidão, por isso segundo a organização mundial da saúde, nos hospitais paredes e quartos não devem ser totalmente brancos. Dessa forma as outras cores também possuem seus significados e uso adequado.
O útimo capítulo resume todo o livro na aplicação da cor na comunicação. A especificidade do que será anunciado tem íntima conexão com a cor empregada, para transmitir sensações, causar impacto e realçar um diferencial resultando num comportamento de compra do consumidor. Por exemplo, temos a campanha da marca havaianas em 1994, criando um apelo mais emocional e persuasivo, visando a cor como elemento principal na peça valorizando a imagem do produto com novos modelos e cores.

Nas peças, as sandálias estão em destaque. Delas “brotam” ilustrações que traduzem os valores da marca. Traços simples feitos à mão dão forma a elementos que refletem as características das Havaianas, como o bom humor, a alegria, a liberdade e diversão.

#Fica a Dica Galera!!!

Um comentário:

  1. Boa tarde! Precisava do livro em PDF. Você teria para disponibilizar?
    Deixo meu contato: msilvestre9@gmail.com
    Obrigado.

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