Pages

Filme Ponto de Vista e a teoria da Gestalt


Filme Ponto de Vista e a teoria da Gestalt

A primeira cena, principal, base para desenrolar do filme mostra um atentado ao presidente americano enquanto ele participava de uma conferência sobre a guerra mundial contra o terror. Quando o presidente é baleado logo após sua chegada, o caos se instala, bombas são explodidas e vidas completamente diferentes começam a se encontrar. A partir de então começa uma sequência de cenas sobre os mesmos 15 minutos antes e depois do atentado sob a perspectiva dessas outras pessoas presentes no local. A compreensão do filme vai depender da percepção que ele tiver de todas essas cenas seguintes.

Para a teoria da Gestalt exatamente a percepção é o ponto de partida para o estudo do comportamento humano. Segundo a teoria, o comportamento desse indivíduo ocorre de forma a estabelecer a boa forma, que nesse caso, seria a compreensão do filme. A cada parte do filme, em que se volta 15 minutos e recomeça sob uma nova visão, ocorre uma tendência à restauração do equilíbrio da forma. A cada dado novo apresentado, o padrão da nossa percepção é mudado. O fenômeno da percepção então busca o fechamento, simetria e regularidade de todas as cenas que compõem o filme, através da interação para que possamos compreender o que se passa.

Usa-se então os princípios de proximidade e semelhança das cenas para agrupá-las, são pessoas que estavam no mesmo lugar, na mesma hora. Depois usa-se o fechamento para fazer a ligação de todas as informações e cenas em uma única história.

Um comentário:

  1. no caso da gestalt, para a educação segue o principio da continuidade.

    ResponderExcluir

Popular Posts