Pages

Livro - A Construção do Sujeito Ético - A Família e a Escola Contemporânea


O 2º Livro lido no 1º ano de faculdade de Comunicação foi:

A CONSTRUÇÃO DO SUJEITO ÉTICO - A FAMÍLIA E A ESCOLA CONTEMPORÂNEA
Bianca Maria



Fugindo do normal onde a professora quem indica o livro a ser lido, este foi escolhido por mim para apresentar em sala. A primeira vez que o vi foi na biblioteca municipal de Pres. Epitácio-SP e o assunto me chamou muito a atenção.

Segundo o livro, cabe primordialmente a família a tarefa de educar, mas não pode fazer tudo sozinha. Por serem os pais membros responsáveis pela composição familiar e geradores da vida, é muito importante que se inicie o processo educativo em casa a partir da educação dos filhos ainda bem jovens, assim eles aprendem desde cedo os valores éticos e morais.
O desenvolvimento infantil adquire um novo rumo a partir do momento em que a criança entra na escola, onde adquire novos amigos, convive em grupo, obedece a horários, respeita regras, tendo agora sua vida administrada por esta instituição.
Todo processo de ensino aprendizagem deve ser associado a formação de cidadania, onde o sujeito seja capaz de atuar e participar não apenas dentro da escola, mas também na sociedade.
A educação é instrumento indispensável, começando na família e tendo seu prolongamento na escola. Responsável pela educação sistemática, cabe à escola também a responsabilidade da formação ética, incorporando em sala de aula, a discussão de assuntos morais e éticos, indagar e refletir sobre o que é o bem e o mal, justo e injusto, observar as normas que regem a vida individual e dos grupos que compoem a sociedade.
Defende-se a idéia que para formar sujeitos éticos, é essencial o conhecimento, a informação, a educação para ter capacidade de criar, de inovar, de buscar autonomia.


#Fica a Dica Galera!

Na minha opinião, se toda criança fosse ensinada e educada em casa com caráter, respeito, recebendo ensinamentos morais, principalmente com o exemplo dos pais e tivesse mais tenção.... o crescimento de um sujeito ético seria apenas o fruto dessa educação recebida da família. A escola vem apenas para complementar a aprendizagem, e não para ser a única responsável por criar indivíduos éticos, porque isso nunca irá acontecer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Popular Posts