Pages

Projeto estabelece deveres para estudante que desrespeitar professor


As vezes ouvimos falar de professores que de alguma forma agrediram à alunos, e temos a certeza do absurdo que isto é, e que essa professora deveria estar na cadeia. Entretanto quando se ouve que um aluno agrediu a professora, a história muda de intensidade... Por que será?
Longe de mim, fazer apologia à agressão de qualquer tipo dentro das escolas, e principalmente fora, sou totalmente contra violência e isso nem faz parte da minha natureza e da minha educação, porém ja senti na pele o que podemos chamar de "agressão" dentro da sala de aula: quando professora da educação infantil, levei um tapa na cara de uma criança... E aí o que me dizem? 

Me senti um lixo, impotente... mas fiquem calmos, em nenhum momento me exaltei, tratei a criança com amor e depois  conversamos com a família que estava passando por problemas familiares (os pais tinham se divorciado e a criança estava no meio das brigas).

Concordo que existem faixas etárias, onde as crianças não tenham tanta consciência do certo ou errado, principalmente porque não recebem essa educação em casa, e não devem ser penalizadas por isso, mas devem ser educadas, e a responsabilidade é principalmente dos pais.
A educação familiar, na minha opinião, é a única e principal responsável pela formação ética e de carater da criança que se transforma em um adulto social, que tem limites. A escola vem apenas complementar essa educação.
Lógico que existem alguns fatores que criam exceções e situações improváveis, mas concordo e apoio plenamente o Projeto de Lei 267/11, da deputada Cida Borghetti (PP-PR), que estabelece deveres para estudantes que desrespeitarem professores ou violarem regras éticas e de comportamento de instituições de ensino.

Em caso de descumprimento, o estudante infrator ficará sujeito a suspensão e, na hipótese de reincidência grave, encaminhamento à autoridade judiciária competente.

A proposta muda o Estatuto da Criança e do Adolescente (Lei 8.069/90) para incluir o respeito aos códigos de ética e de conduta como responsabilidade e dever da criança e do adolescente na condição de estudante.

Indisciplina
De acordo com a autora, a indisciplina em sala de aula tornou-se algo rotineiro nas escolas brasileiras e o número de casos de violência contra professores aumenta assustadoramente. Ela diz que, além dos episódios de violência física contra os educadores, há casos de agressões verbais, que, em muitos casos, acabam sem punição.

Tramitação
O projeto, que tramita em caráter conclusivo, será analisado pelas comissões de Seguridade Social e Família; de Educação e Cultura; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.
Fonte: Agência Câmara 



Deputada Cida Borghetti ganhou minha admiração!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Popular Posts