Publicidade: A linguagem da Sedução.
Nielly de Carvalho
Segundo o livro, o que cabe a mensagem publicitária é fazer a mediação entre objetos e pessoas, tornando o produto familiar e valorizando com certa dose de diferenciação. Para isso adota uma lógica e uma linguagem própria, nas quais sedução e persuasão substituem a objetividade informativa. Dessa forma a palavra é o principal recurso usado pela publicidade para transmitir uma mensagem que seja facilmente compreendida e aceita, por isso é preciso se preocupar com seu valor e manejo.
O discurso publicitário funciona em três dimensões:
Os recursos linguísticos e as figuras do discurso, como formas persuasivas desempenham um importante papel da elaboração da mensagem publicitária.
Outro recurso explorado sistematicamente, as chamadas fórmulas fixas, como frases feitas, citações, slogans.
O estudo do lexico, modelo e modelador da cultura permite compreender os conceitos abstratos e as ocorrências da vida cotidiana. É o vocabulário de uma língua.
O texto publicitário, qualquer que seja a mensagem implícita, é o testemunho de uma sociedade de consumo e conduz uma representação da cultura que pertence. A publicidade vai utilizar esses modelos globais de conhecimentos e basear suas mensagens, para que a intercomunicação se faça com rapidez, clareza e persuasão.
Enfim, o livro se preocupa com a utilizacao da lingua portuguesa na publicidade, não esquecendo também de comentar sobre as diferenças encontradas com o português de portugal.
#Fica a Dica galera!
O discurso publicitário funciona em três dimensões:
- na construção das relações entre produto/anunciante e o público;
- na construção da imagem do produto;
- e na construção do consumidor como membro de uma comunidade.
Os recursos linguísticos e as figuras do discurso, como formas persuasivas desempenham um importante papel da elaboração da mensagem publicitária.
Outro recurso explorado sistematicamente, as chamadas fórmulas fixas, como frases feitas, citações, slogans.
O estudo do lexico, modelo e modelador da cultura permite compreender os conceitos abstratos e as ocorrências da vida cotidiana. É o vocabulário de uma língua.
O texto publicitário, qualquer que seja a mensagem implícita, é o testemunho de uma sociedade de consumo e conduz uma representação da cultura que pertence. A publicidade vai utilizar esses modelos globais de conhecimentos e basear suas mensagens, para que a intercomunicação se faça com rapidez, clareza e persuasão.
Enfim, o livro se preocupa com a utilizacao da lingua portuguesa na publicidade, não esquecendo também de comentar sobre as diferenças encontradas com o português de portugal.
#Fica a Dica galera!
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