Pages

Livro - Publicidade a Linguagem da Sedução

Aproveitando o início das férias resolvi publicar todas as resenhas dos livros lido esse ano durante a faculdade de Comunicação Social começando por:

Publicidade: A linguagem da Sedução.
Nielly de Carvalho

Segundo o livro, o que cabe a mensagem publicitária é fazer a mediação entre objetos e pessoas, tornando o produto familiar e valorizando com certa dose de diferenciação. Para isso adota uma lógica e uma linguagem própria, nas quais sedução e persuasão substituem a objetividade informativa. Dessa forma a palavra é o principal recurso usado pela publicidade para transmitir uma mensagem que seja facilmente compreendida e aceita, por isso é preciso se preocupar com seu valor e manejo.

O discurso publicitário funciona em três dimensões:
  • na construção das relações entre produto/anunciante e o público;
  • na construção da imagem do produto;
  • e na construção do consumidor como membro de uma comunidade.
O uso de substantivos, adjetivos e verbos, enriquecem continuamente a mensagem publicitária, acompanhada com o dinamismo do mundo.
Os recursos linguísticos e as figuras do discurso, como formas persuasivas desempenham um importante papel da elaboração da mensagem publicitária.
Outro recurso explorado sistematicamente, as chamadas fórmulas fixas, como frases feitas, citações, slogans.
O estudo do lexico, modelo e modelador da cultura permite compreender os conceitos abstratos e as ocorrências da vida cotidiana. É o vocabulário de uma língua.
O texto publicitário, qualquer que seja a mensagem implícita, é o testemunho de uma sociedade de consumo e conduz uma representação da cultura que pertence. A publicidade vai utilizar esses modelos globais de conhecimentos e basear suas mensagens, para que a intercomunicação se faça com rapidez, clareza e persuasão.

Enfim, o livro se preocupa com a utilizacao da lingua portuguesa na publicidade, não esquecendo também de comentar sobre as diferenças encontradas com o português de portugal.


#Fica a Dica galera!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Popular Posts