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Mestrado em Tecnologia e Arte Digital na UMinho

Continuando a minha busca sobre o que fazer depois da graduação encontrei a Universidade do Minho que oferece um Mestrado em Tecnologia e Arte Digital
Essa é mais uma dica pros meus amigos que querem seguir essa mesma linha de estudos

Descrição Geral do Curso

O Curso de Mestrado em Tecnologias e Arte Digital confere o grau de Mestre em Tecnologia e Arte Digital.
A aprovação nas unidades curriculares que constituem a parte lectiva do curso confere o direito a um Diploma de Especialização em Tecnologia e Arte Digital.

Área de Especialização
Tecnologia e Arte Digital

Objectivos Gerais
O Curso de Mestrado em Tecnologia e Arte Digital tem como principal objectivo formar profissionais para o exercício de funções de desenvolvimento de novas aplicações, produtos e narrativas estéticas nas áreas das indústrias do multimédia, da educação e entretenimento, e expressão cultural, nomeadamente:

  • direcção e gestão de projectos de aplicação de tecnologia em cenários de uso, exploração e experimentação digitais na expressão artística e cultural, na educação e no entretenimento;
  • concepção e desenvolvimento de aplicações tecnológicas que explorem fortemente a expressividade informativa e sensorial dos conteúdos, das interfaces e da interacção, considerando os domínios de intervenção na indústria multimédia, em geral, e da expressão cultural e artística, assim como da educação e entretenimento, em especial;
  • intervenção na experimentação, desenvolvimento e criação de formas estéticas inovadoras suportadas nas tecnologias digitais;
  • concepção e implementação de projectos de experimentação/ investigação-acção.

Objectivos Específicos
Assumindo os objectivos gerais antes enunciados, o Plano de Estudos do Curso compreende os seguintes objectivos específicos:

  • Proporcionar um conhecimento fundamentado e problematizador de teorias e práticas de aplicação das tecnologias primordialmente nos domínios da arte digital, da expressão cultural, da educação e do entretenimento, tendo em conta os diversos contextos de intervenção profissional;
  • Capacitar para o desempenho profissional autónomo, desenvolvendo modelos e dispositivos conceptual e metodologicamente adequados a projectos de aplicação das tecnologias primordialmente nos domínios da arte digital, da expressão cultural, da educação e do entretenimento;
  • Desenvolver metodologias de exploração, aplicação e avaliação das tecnologias ajustadas ao estudo de/ intervenção em cenários de uso, exploração e experimentação digitais primordialmente nos domínios da arte digital, da expressão cultural, da educação e do entretenimento;

Habilitar para o exercício de funções de supervisão em projectos de aplicação e experimentação de tecnologia nos contextos de intervenção da arte digital, da expressão cultural e multimédia, da educação e do entretenimento.


Perfil Profissional
O Curso de Mestrado em Tecnologia e Arte Digital orienta-se para a construção de um perfil profissional que privilegia competências especializadas na aplicação e exploração das tecnologias nos domínios da arte digital, da expressão cultural, da educação e do entretenimento. Especificamente:

  • Competências de selecção, concepção e desenvolvimento de modelos e configurações adequados aos projectos em articulação com as especificidades de cada cenário final;
  • Competências de especificação, análise e intervenção informada sobre contextos de aplicação e experimentação de tecnologia nos domínios da arte digital, da expressão cultural, da educação e do entretenimento;
  • Competências de desempenho autónomo de funções de implementador/a e de supervisor/a de projectos de aplicação das tecnologias no âmbito da arte digital, da expressão cultural, da educação e do entretenimento;
  • Competências para realizar experimentação, investigação e/ou investigação-acção em contextos de aplicação e exploração das tecnologias nos domínios da arte digital, da expressão cultural, da educação e do entretenimento.

Resultados de Aprendizagem
Em conformidade com o perfil profissional definido para o Curso, espera-se que os estudantes ao finalizar o mesmo estejam capazes de:

  • Classificar as principais teorias, princípios, modelos e tecnologias, suas potencialidades e limitações, tendo em conta a sua aplicabilidade na modelação, interface e interacção com conteúdos informativos que permitam experimentar e expandir actuais e novas narrativas estéticas;
  • Diagnosticar as necessidades e potencialidades de integração das tecnologias;
  • Seleccionar, desenvolver e aplicar, de modo rigoroso e eficiente, modelos, dispositivos, métodos e técnicas de aplicação e exploração das tecnologias adequados às necessidades e potencialidades dos cenários de utilização e experimentação, supervisionando a sua implementação;
  • Participar, de modo autónomo, crítico e interventivo nos projectos de tecnologia e arte digital;
  • Sistematizar, de modo fundamentado, a avaliação da usabilidade dos sistemas de informação e/ou dos cenários desenvolvidos no contexto de projectos de aplicação e experimentação das tecnologias nos domínios de intervenção;
  • Conduzir os processos de mudança resultantes da introdução das tecnologias nos contextos e práticas profissionais dos vários domínios de intervenção.

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