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Mestrado em Comunicação e Semiótica PUC/SP

Apresentação do Programa

O Programa de Estudos Pós-Graduados em Comunicação e Semiótica da PUC-SP tem como objeto de estudo os processos comunicativos que ocorrem através de mediações codificadas, tecnológicas ou não, estabelecendo dinâmicas culturais e interativas individuais, coletivas e massivas. Nesses processos, a comunicação encontra na semiótica, enquanto lógica da linguagem, um indispensável arcabouço teórico e metodológico de interpretação científica.


Área de Concentração

Signo e Significação nas Mídias

Compreende atividades científicas de pesquisa, ensino e orientação sobre sistemas de signos e processos de significação no campo dos fenômenos comunicacionais, em especial no contexto das diversas mídias, entendidas em suas dimensões semióticas e inserções culturais, com as respectivas implicações epistemológicas, históricas, sociais e tecnológicas.

Esta Área de Concentração contempla três Linhas de Pesquisa:

Linha de Pesquisa 1: Cultura e ambientes midiáticos
Linha de Pesquisa 2: Processos de criação nas mídias
Linha de Pesquisa 3: Análise das mídias


Linhas de Pesquisa

Linha de Pesquisa 1: Cultura e ambientes midiáticos

Estudos das relações entre a produção midiática e o contexto histórico e cultural, implicando-se, nesse recorte, as mediações e impactos sociais, políticos, cognitivos e tecnológicos na organização da vida cotidiana. Nessa perspectiva, investigam-se as relações entre comunicação e temporalidades, espacialidades, hibridismos, corporalidades, visualidades e intersubjetividades - temáticas consideradas nos níveis regional, nacional e/ou mundial.


Linha de Pesquisa 2: Processos de criação nas mídias

Teorias e processos de criação nas diferentes mídias, realçando os procedimentos que tornam possíveis essas produções. São investigadas as etapas que compõem a construção de um produto midiático, enfatizando opções teóricas que entendem a obra como o resultado de um percurso de criação estético-conceitual. As pesquisas objetivam, por um lado, o acompanhamento crítico dos processos criativos e, por outro, a produção dessa crítica por meio da expressividade midiática (ou hipermidiática) em questão. Temáticas como a produção do conhecimento na área de Comunicação, a interlocução com o conceito de experiência estética e reflexões sobre autoria contextualizam os objetos de pesquisa.


Linha de Pesquisa 3: Análise das mídias

Fundamentada em teorias semióticas (cultural, discursiva, peirciana), a linha de pesquisa investiga os textos da cultura midiática. Entendendo-se texto como os produtos das mídias, impressas, visuais, audiovisuais, hipermidiáticas e seus sincretismos de linguagens, analisam-se os sentidos e os regimes por eles constituídos, de visibilidade, interação, subjetividade, identidade e sociabilidade.

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