Pages

O que significa E-learning?

Navegando pela rede pesquisando mais sobre educação e tecnologia, me deparei com esse nome e-learning , entrei no site deles, mas mesmo assim não entendi por completo o que significava tudo e em que estava relacionado. Então fui a procura de clarear minhas idéias e entender sobre a que referia-se o e-learning.


Segundo nossa Wikipédia:
O termo e-Learning é fruto maduro de uma combinação ocorrida entre o ensino com auxílio da tecnologia e a educação a distância. Ambas modalidades convergiram para a educação on-line e para o treinamento baseado em Web, que ao final resultou no e-Learning.

Sua chegada repentina adicionou novos significados para o treinamento e fez explodir as possibilidades para difusão do conhecimento e da informação para os estudantes e, em um compasso acelerado, abriu um novo mundo para a distribuição e o compartilhamento de conhecimento, tornando-se também uma forma de democratizar o saber para as camadas da população com acesso às novas tecnologias, propiciando a estas que o conhecimento esteja disponível a qualquer tempo e hora e em qualquer lugar.

A fim de apoiar o processo, foram desenvolvidos os LMS’s (Learning Management System), sistemas de gestão de ensino e aprendizagem na web. Softwares projetados para atuarem como salas de aula virtuais, gerando várias possibilidades de interações entre os seus participantes. Com o desenvolvimento da tecnologia na web, os processos de interação em tempo real passaram a ser uma realidade, permitindo com que o aluno tenha contato com o conhecimento, com o professor e com outros alunos, por meio de uma sala de aula virtual.

A interatividade disponibilizada pelas redes de Internet, intranet, e pelos ambientes de gestão, onde se situa o e-learning, segundo a corrente sócio-interacionista, passa a ser encarada como um meio de comunicação entre aprendizes, orientadores e estes com o meio. Partindo dessa premissa, é capaz de proporcionar interação nos seguintes níveis:

  • Aprendiz/Orientador;
  • Aprendiz/Conteúdo;
  • Aprendiz/Aprendiz;
  • Aprendiz/Ambiente.
Uma definição simples para e-learning seria o processo pelo qual o aluno aprende através de conteúdos colocados no computador e/ou Internet e em que o professor, se existir, está à distância utilizando a Internet como meio de comunicação (síncrono ou assíncrono) podendo existir sessões presenciais intermédias. O sistema que inclui aulas presenciais no sistema de e-learning recebe o nome de blended learning

e-Learning síncrono X assíncrono

Existem dois meios distintos de ensinar através do e-Learning: Síncrono e Assíncrono. Síncrono é quando professor e aluno estão em aula ao mesmo tempo. Exemplos de recursos síncronos: Telefone, Chat, Vídeo Conferência, Web conferência. Através da Web conferência o professor ministrará a aula e os alunos, via WEB, irão ouvir sua palestra e ver suas transparências. Podendo realizar perguntas e discussões. Este modelo é o que mais se assemelha ao ensino presencial. Principalmente na estrutura de custos, desenvolvimento e atualização de conteúdo. Com a grande ampliação dos recursos de comunicação por voz (VOIP) na WEB, exemplo o sistema Skype, e os mensageiros como um todo. Este meios tem ganho muita importância.

Já no e-Learning Assíncrono, professor e alunos não estão em aula ao mesmo tempo. Exemplos de recursos assíncronos: e-mail e fórum. No e-Learning corporativo, muitos projetos não tem professor, são o auto-treinamento na sua essência. O aluno inscreve-se quando quiser, participa quando quiser e termina quando quiser. O que representa um curso com pouco custo variável, ou seja, custo baixo para grande número de alunos. No e-learing assíncrono com professor, este irá responder dúvidas, participar de discussões em momentos diferentes do tempo. Exemplo: o aluno publica uma pergunta as 9h00 e o professor responde as 17h00. A grande diferença no assíncrono é que o tempo é “elástico” – o oposto de rígido, no síncrono – e cada aluno pode fazer o curso em seu tempo, hora, velocidade. Pode pensar, estudar e pesquisar antes de escrever sua atividade. Cada aluno poderá ter seu tempo de aprendizagem.

Antes do advento da informática, o EaD era possível somente de duas formas: "um para muitos" (tv,rádio) e "um para um" (ensino por correspondência). Após a chegada da internet mais uma possibilidade foi acrescentada, "muitos para um", por esse motivo fica difícil falarmos em ensino à distância, sem a internet.

Contato humano

Muitas criticas têm sido feitas ao e-learning quanto à ausência do contato humano direto e as deficiências geradas por tal fato. Defensores do e-learning argumentam, entanto, que a aprendizagem baseada em tecnologia compensa a falta do contato humano direto com a criação de comunidades virtuais que interagem através de chats, fóruns, e-mails, etc, enriquecendo o processo relacional de pessoas com o mesmo interesse, mas com diferentes visões e localizadas em distintas regiões ou países.

Vantagens do e-learning

  • Rápida actualização dos conteúdos.
  • Personalização dos conteúdos transmitidos.
  • Facilidade de acesso e flexibilidade de horários.
  • O ritmo de aprendizagem pode ser definido pelo próprio utilizador/formando.
  • Disponibilidade permanente dos conteúdos da formação.
  • Custos menores quando comparados à formação convencional.
  • Redução do tempo necessário para o formando.
  • Possibilidade de formação de um grande número de pessoas ao mesmo tempo.
  • Diversificação da oferta de cursos.

Desvantagens do e-learning

  • A tecnofobia ainda está presente em significativa parcela da população.
  • Necessidade de maior esforço para motivação dos alunos.
  • Exigência de maior disciplina e auto-organização por parte do aluno.
  • A criação e o preparação do curso on-line é, geralmente, mais demorada do que a da formação.
  • Não gera a possibilidade da existência de cumplicidades e vínculos relacionais, que somente o processo de interacção presencial permite.
  • O custo de implementação da estrutura para o desenvolvimento programa de E-learning é alto.
  • Dificuldades técnicas relativas à Internet e à velocidade de transmissão de imagens e vídeos.
  • Limitações no desenvolvimento da socialização do aluno.
  • Limitações em alcançar objectivos na área afectiva e de atitudes, pelo empobrecimento da troca directa de experiência entre professor e aluno.














Nenhum comentário:

Postar um comentário

Popular Posts