Pages

Escritores da Liberdade




Esse é meu relatório pra aula de Psicologia da Educação:


RELATÓRIO SOBRE O FILME ASSISTIDO EM SALA DE AULA: “ESCRITORES DA LIBERDADE”

O filme conta a história de uma professora novata de inglês e literatura, recém chegada a uma escola de ensino médio, participante de um projeto de inclusão social, onde alunos ditos “avançados” dão lugar a adolescentes considerados “turbulentos e “atrasados”. Esses alunos são participantes de guangues, de maioria negra, onde muitos são obrigados a ir à escola em vez de ir para reformatórios.
A própria idéia mostrada através da direção do colégio, de que eles são os motivos de atraso do colégio e de que não vale a pena investir na educação de cada um deles, serve como fonte para tornar esses alunos ainda mais problemáticos e alienados quanto à vontade de estudar reforçando a questão do preconceito que eles próprios têm pela sociedade branca e elitizada.
A professora Erin ao perceber esses grandes problemas enfrentados por eles, tanto escolar quanto nas suas vidas pessoais, resolve adotar novos métodos de ensino, superando os obstáculos como o não apoio da direção, a guerra entre eles próprios e certo receio, de início, quanto a não acreditar que ela estaria realmente querendo ajudá-los.
Para isso a professora entregou vários livros sobre histórias importantes da humanidade e que tinha a ver com a realidade de cada um sob visões diferentes, como o livro “Diário de Anne Frank”, que contava sobre a historio do holocausto e a guerra contra os judeus, com o objetivo de que eles percebessem a necessidade de tolerância mútua, sem a qual muitas guerras aconteceram e ainda poderiam acontecer. Entregou-lhes também um caderno para que escrevessem seu próprio diário, relatando suas vidas e seus conflitos sobre sua própria visão.
Com o tempo, os alunos vão pegando confiança na professora, e se tornando amigos entre si, trocando experiências de vida, e superando seus conflitos cada dia. Todos enfrentaram diversos obstáculos e dificuldades imensas, mas a paixão dessa professora pelo que achava certo e os esforços de cada um resultou na mudança de vida daqueles adolescentes, em mudanças na escola, e na vida da professora.
_____________________

Esse filme está na minha lista de melhores já assistidos, um filme que recomendo pra todas as pessoas, principalmente para nós futuros professores pra ser visto e revisto várias vezes, analisado e repensado. Escritores da Liberdade é um filme maravilhoso que nos leva a refletir e analisar sobre nossos conceitos e preconceitos através da história de cada um dos personagens, principalmente pela personagem da professora Erin, pelo seu esforço e garra, em acreditar na mudança que poderia ocorrer através do esforço de cada um, da superação dos obstáculos e de lutar no que se acredita apesar de todos dizerem o contrário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Popular Posts